• A UTI do Hospital Villa-Lobos tem como valor fundamental a humanização do atendimento de pacientes e familiares

UTI Adulto

A estrutura física é composta por 40 leitos. O ambiente é dotado de janelas com iluminação natural, televisão e relógios para manter o constante equilíbrio da percepção sensorial do paciente.

A unidade conta com monitores multiparamétricos, gerenciados por uma central com acesso contínu, colchões pneumáticos para a prevenção de úlceras de pele; ventiladores mecânicos; monitorização neurológica; hemodinâmica complexa e assistência cardíaca temporária por meio de bomba de contrapulsação.

A equipe conta com médicos, enfermeiros e fisioterapeutas especialistas em terapia intensiva, além de nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutrólogos, nefrologistas e equipe de técnicos de Enfermagem capacitados no cuidado ao paciente crítico, além de retaguarda de diversas especialidades médicas.

UTI Cardiológica

O Hospital Villa-Lobos abriu 10 leitos de terapia intensiva para pacientes da Cardiologia, com equipe qualificada e experiente em atendimentos das doenças do coração.

Os quartos são privativos, acomodam a presença de acompanhante em tempo integral e seguem conceitos modernos de humanização e segurança para proporcionar a melhor recuperação dos pacientes.

Horário de visita

11h30 às 12h30 (Boletim médico, esclarecimento de dúvidas e programação terapêutica)
20h30 às 21h00 (Visita e esclarecimento de dúvidas com a equipe de Enfermagem de plantão)

Orientações para visitantes

Durante o momento de visita, algumas regras são essenciais, tanto para contribuir com a melhora clínica do paciente quanto na organização do ambiente em que seu familiar ou amigo se encontra:

  • Acesse a UTI em número controlado de pessoas orientado pela equipe de Internação e agentes patrimoniais;
  • Lave as mãos, antes de entrar e ao sair da UTI, com água e sabão ou álcool gel;
  • Contribua com o silêncio, mantendo seu celular no modo silencioso. Caso seja necessário atendê-lo, pedimos que seja feito na sala de espera da UTI;
  • É proibido o registro de imagens por meio de qualquer equipamento fotográfico ou filmadora dentro do ambiente da UTI;
  • Respeite o sigilo profissional, bem como a intimidade do paciente, não acessando sem a prévia autorização legal o conteúdo do prontuário clínico de seu familiar ou amigo;
  • A permanência de familiares ou amigos durante a internação é uma condição discutida pela equipe interdisciplinar de saúde;
  • Já no momento da internação, algumas informações serão repassadas tanto pelo profissional médico quanto pela equipe de Enfermagem da UTI, como:
    • Medicamentos de uso contínuo;
    • Material de higiene e outros pertences pessoais;
    • Uso de celulares, tablets, notebooks e outros equipamentos eletrônicos.

É necessária a presença de um familiar/responsável maior de 18 anos para acompanhar a transferência de UTI para Apartamento/Apartamento de Dois Leitos.